A Nota Fiscal Eletrônica veio para facilitar a vida dos empresários, modernizando a forma como são feitas as compras, vendas e outras transações. Assim como, auxiliar o controle do governo para garantir que os impostos e taxas sejam pagos corretamente. É de extrema importância para o cliente e para a empresa, pois tem uma garantia maior de segurança nas compras e vendas.

Entrou em vigor em outubro de 2005, logo após ser aprovado o Ajuste SINIEF 07/05, substituindo a NF de modelo 1/1A. Sendo um documento obrigatório para os contribuintes elencados nos Protocolos ICMS 10/07 e ICMS 42/09, o não cumprimento desta obrigação pode gerar muita dor de cabeça para a empresa, visto que, sonegar impostos é crime, tendo como penalidade multas e grandes perdas ao seu negócio.

Vantagens

Muitas empresas atuais fornecem seus produtos online, vendendo para outras cidades e até mesmo outros países. Agora imagine se elas tivessem que fazer suas notas manualmente para poder enviar o produto ao cliente. É um trabalho totalmente desnecessário e cansativo. Essa é umas das vantagens de se trabalhar com NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Além disso podemos citar muitos outros benefícios, como:

  • Redução da armazenagem dos documentos fiscais, já que eles são eletrônicos não há necessidade de ficar acumulando papel;
  • Otimização dos processos de gerenciamento desses documentos;
  • Maior segurança dos processos fiscais, diminuindo os riscos de sonegação;
  • Facilidade e segurança nas compras online;
  • Agilidade nos processos de transporte, reduzindo o tempo de parada dos veículos de carga nos postos fiscais;
  • Elimina o processo de digitação das notas fiscais, uma vez que é possível importar pela chave de acesso da NF-e;
  • Eliminação de erros de digitação;

Tipos de Notas Fiscais eletrônicas

No brasil existem vários tipos de notas fiscais, mas os que você realmente precisa estar por dentro são os seguintes:

Exemplo de uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFCE

Nota fiscal eletrônica • NF-e

Também conhecida como nota fiscal de compra ou de venda, é utilizada no momento de aquisição de um produto. Nela irá constar todas as informações do fornecedor e do cliente, os dados de transporte e fatura e a descrição dos produtos e seus valores.

Exemplo de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFSE da Cidade de Curitiba

Nota fiscal de serviço eletrônica • NFS-e

É utilizada no momento de aquisição de algum serviço, como por exemplo, academia, escolas, construção civil, entre outras. Esse documento é emitido pelo sistema da prefeitura da cidade onde a empresa está estabelecida. A maioria das cidades brasileiras já tem um sistema online para emissão de NFS-e, como por exemplo o ISS Curitiba. Na imagem ao lado, vemos um exemplo de uma NFS-e, da cidade de Curitiba, mas cada cidade possui um padrão.

Exemplo de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFCE

Nota Fiscal Eletrônica do consumidor  • NFC-e

Este documento veio para substituir os cupons fiscais e as notas fiscais de modelo 2, trazendo mais facilidade e agilidade para a empresa no momento de emissão da nota. Bem como, possibilita ao governo maior efetividade no controle fiscal.

Para acertar na hora de fazer uma nota fiscal, é importante ter um sistema eficiente e seguro, que possa dar um suporte quando você precisar. Para isso podemos contar com a GranMoney, que está apto a emitir de NF-e, NFS-e e NFC-e. Conta também com controle de estoque, vendas, financeiro e Frente de Caixa. Um sistema completo para a sua empresa.

NF-e e a GranMoney

O sistema GranMoney está altamente qualificado para emissão de notas fiscais eletrônicas de qualquer estado brasileiro, seguindo as regras tributarias e agilizando a emissão. Assim que cadastrados os tributos e os produtos, é possível emiti-las com apenas um clique.

Seu sistema também está preparado para emitir NFC-e, sendo possível a emissão até mesmo quando se está offline. Outra facilidade que a GranMoney oferece é a emissão de NFS-e da Prefeitura Municipal de Curitiba do estado do Paraná. Para quem já usou algum sistema municipal, sabe a demora de se emitir uma simples nota. Desta forma, os clientes poderão emitir notas de serviço com muito mais agilidade. Faça um teste grátis e comprove todas as vantagens que a GranMoney tem a oferecer para o seu negócio!